sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cinema árabe no Clube Sírio

Dentro da programação da 4a. Mostra Mundo Árabe de Cinema, o Esporte Clube Sírio apresenta:
.
A trilogia do deserto
.


O tunisiano Nacer Khemir é reconhecido escritor, poeta e grande contador de estórias. A maior habilidade desse premiado e experiente diretor de cinema está em retratar de maneira primorosa a beleza e a profundidade do deserto. Entre seus mais importantes filmes estão os três longas-metragens de ficção que formam a trilogia do deserto, termo recentemente adotado pela crítica contemporânea de cinema.
.


.
ANDARILHOS DO DESERTO
.


Esse filme teve a colaboração da aclamada diretora tunisiana Moufida Tlatli (Silêncios do palácio e Tempo de espera). Seguindo a boa tradição árabe de contar estórias e sua enorme experiência como escritor, aqui o diretor inicia a trilogia do deserto.
.

Khemir cria um cenário especial no qual um jovem professor chega e assume a escola de um pequeno vilarejo no meio do deserto. Fortemente influenciado pelas estórias das Mil e uma noites, o filme mostra figuras lendárias que se materializam, crianças que correm por labirintos e o misterioso desaparecimento do professor.
.

Na obra, é possível verificar como a lenda, a tradição e o destino estão fortemente ligados àquela comunidade. O cenário é primoroso e tem momentos de beleza inédita.
.

Gênero: Ficção
País: França/Austrália Ano: 1984
Título original: Wanderers of the Desert
Direção: Nacer Khemir
Elenco: Soufiane Makni, Nacer Khemir, Noureddine Kasbaoui, Sonia Ichti
Duração: 95 minFormato: DVD
Idioma: ÁrabeLegenda: Português
Festivais:Prêmio do Júri do Festival de Locarno
.
No Esporte Clube Sírio, domingo, dia 6 às 15h
O evento é aberto ao público em geral, não é necessário ser associado
Avenida indianópolis, 1192 - Boate
Entrada franca
.
.


.


O COLAR PERDIDO DA POMBA
.

Segundo filme da trilogia do deserto, apresenta enorme influência das Mil e uma noites. O título se assemelha ao de um manuscrito árabe do século XX. O filme mostra a estória de Hassan, que estuda a arte da caligrafia árabe com um grande mestre. Depois de achar um fragmento de um manuscrito, Hassan sai em busca das peças faltantes, acreditando que, ao encontrá-las, terá revelados os segredos do amor. Com a ajuda de Zin, ele encontra Linda Azizi, princesa de Samarkanda.
Ao se deparar com várias dificuldades, inclusive com a guerra, em seu caminho, ele se dá conta de que mesmo uma vida inteira não será suficiente para desvendar as dimensões reais do amor.
.
O filme tem como cenário uma mesquita de Alandalus do século XI, que tem o especial significado de ter acolhido diferentes culturas.
.
Gênero: Ficção
País: Tunísia/França Ano: 1991
Título original: Dove's Lost Necklace
Direção: Nacer Khemir
Elenco: Nacer Khemir, Soufiani Makni
Duração: 90 min
Formato: DVDIdioma: ÁrabeLegenda: Português
Festivais:Prêmio do Júri do Festival de Locarno
.
No Esporte Clube Sírio, domingo, dia 13 às 17h
O evento é aberto ao público em geral, não é necessário ser associado
Avenida indianópolis, 1192 - Boate
Entrada franca
.
.

.
BABA AZIZ
.
Um poema visual de enorme beleza, uma obra de arte de Nacer Khemir, Baba Aziz encerra a trilogia do deserto. O filme inicia-se com a estória de um dervixe chamado Baba Aziz e sua neta espiritual, Ishtar. Juntos, percorrem o deserto atrás de uma grande reunião de dervixes que ocorre uma vez a cada 30 anos. Tendo a fé como único guia, os dois viajam por vários dias pela imensidão. Para ajudar a suportar a viagem, Baba Aziz passa a contar estórias do príncipe do deserto que contemplava sua alma ao lado de uma pequena piscina. No decorrer da narrativa, os viajantes encontram outros que também contam suas estórias.
.
Repleto de imagens maravilhosas e belíssima música, Nacer Khemir criou uma fábula inédita e encantadora filmada nas areias da Tunísia e do Irã. O roteiro desse filme foi escrito pelo próprio Khemir, em parceria com Tonino Guerra, autor de diversos roteiros de grande sucesso (Amarcord, Night of the Shooting Stars, Blowup, entre outros).
.
Gênero: Ficção
País: França/Alemanha/Irã/Tunísia/Reino Unido Ano: 2006
Título original: Baba Aziz, the Prince who Contemplated his Soul
Direção: Nacer Khemir
Elenco: Parviz Shahinkhou, Maryam Hamid, Hossein Panahi, Nessim Khaloul, Mohamed Graïaa
Duração: 96 min
Formato: DVD
Idioma: ÁrabeLegenda: Português
Festivais:Festival de Fajr (2005), Festival de Muscat (2006) e Kazan Golden Minbar (2007).
Seleção Oficial dos festivais de Locarno e Vancouver.
.
No Esporte Clube Sírio, domingo, dia 6 às 18h30
O evento é aberto ao público em geral, não é necessário ser associado
Avenida indianópolis, 1192 - Boate
Entrada franca

2 comentários:

  1. SERIA INTERESSANTE QUE ESTES FILMES ESTIVESSEM EM DVD PARA QUE TODOS AQUI NO BRASIL TIVESSEM A OPORTUNIDADE DE VE-LOS. JORGE

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jorge, infelizmente os filmes citados nesta postagem não estão disponíveis em DVD. Uma pena, não?

    ResponderExcluir