sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cinema árabe no Clube Sírio 2

Beirute Ocidental
.
.No último dia da 4a. Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2009, o filme Beirute Ocidental será exibido gratuitamente no Esporte Clube Sírio neste domingo, às 15h.
.
Sinopse:
.
Os meninos Tárek e Omar cresciam com esperança na relativamente tranquila Beirute dos anos 70. Numa fase de descoberta, são surpreendidos pela eclosão da guerra civil libanesa, no dia 13 de abril de 1975.
"Nesse filme, Ziad Doueiri aponta elementos da realidade que parecem ter ajudado a expandir o caos e a trágica divisão que tomaram conta do país naquele período, utilizando o ponto de vista dos dois garotos. Tem sequências que mostram em detalhes a linguagem, a ligação com as raízes e o temperamento alegre do povo libanês, e também as peripécias, sonhos e descobertas vividos pelos meninos.
Doueiri vai construindo uma abordagem rica em lirismo e humanidade e nos insere no drama vivido por todos aqueles que resistiram e se recusaram a deixar o país durante esse terrível conflito, que destruiu cerca de 100 mil vidas. O filme mostra como a cidade é dividida por uma fronteira armada entre Beirute Leste e Ocidental, revelando fraturas sociais que anteriormente talvez estivessem reprimidas, pois o Líbano era até então considerado um lugar agradável para se viver. A guerra civil, como fica evidente nessa preciosa criação, é uma ferida que demora muito a cicatrizar, por ser um doloroso conflito entre irmãos." (Gabriel Bonduki)
.
Gênero: FicçãoPaís: Líbano/França/Bélgica/Noruega
Ano: 1998
Título original: Beirut al'Gharbieh
Direção: Ziad Doueiri
Elenco: Rami Doueiri e Naaman Salhi
Música: Stewart Copeland
Duração: 105 minFormato: DVD
Idioma: ÁrabeLegenda: Português
.
No Esporte Clube Sírio, domingo, dia 13 às 15h
Às 17h o filme O colar perdido da pomba (ver postagem anterior)
O evento é aberto ao público em geral, não é necessário ser associado
Avenida indianópolis, 1192 - Boate
Entrada franca

Um comentário:

  1. Boa Noite, Márcia !! Nós falamos durante o 38º Festival Internacional de Danças Folclóricas sobre o trabalho que estou realizando para Faculdade, te enviei um e-mail... quando possível, você pode dar uma olhada ?! Muito obrigada ! ( meu e-mail é regiane.ernandes@terra.com.br).

    ResponderExcluir