sábado, 6 de junho de 2009

A masbaha



A masbaha

Uma imagem na postagem anterior (A tradição oral e a música árabe) gerou uma dúvida que procurarei esclarecer aqui.
Quando falei sobre uma técnica islâmica de memorização, o dhikr, utilizei a imagem de uma masbaha, um colar de contas que tem diversos usos, entre eles o auxílio para a concentração para a repetição das palavras da oração.
.
Como se vê abaixo, junto à imagem da masbaha, estava escrito Dhikr. Então esclarecendo:
.
Dhikr é a técnica de memorização através da repetição.
E a masbaha é uma das ferramentas utilizadas para o dhikr, mas não a única.
Logo, a imagem é da masbaha, a ferramenta; e a palavra escrita, dhikr, é a técnica.
.
.
O assunto pode ter vários desdobramentos, interessantes e complexos. Levantarei alguns aqui, de forma simples:
.
- muitas tradições utilizam contas para auxiliar na concentração e na contagem durante as orações, exercícios espirituais, meditações e pedidos de auxílio.
.
Os nomes variam: masbaha para muçulmanos, rosário ou terço para os católicos, mala para os budistas, por exemplo.
O número de contas também varia: 33 ou 99 para cristãos e muçulmanos; 27, 54 ou 108 para budistas. Existe, dentro de cada tradição, variações conforme a finalidade do cordão de contas.
O material pode ser âmbar, madeira, pedras, osso, lã, plástico e outros.
.
.













.
.
A elaboração deste colar de contas pode ser a própria meditação, já que sua confecção exige muito tempo, paciência e capricho. Nos mosteiros cristãos ortodoxos, por exemplo, os monges fazem os terços com um cordão trançado em elaborados nós. As masbahas de madeira também despendem muito trabalho. Fazê-los demora algumas horas e exige uma grande concentração.








.
Abaixo está o link com um vídeo muito interessante de como se produz uma masbaha de madeira:
http://www.youtube.com/watch?v=Xb2TbUyIeB8
.
.
- nem todos os muçulmanos aprovam o uso da masbaha para este fim.
.
Para os muçulmanos, a masbaha é apenas um instrumento de contagem. Tanto faz usar as contas, um cordão com nós ou as falanges dos dedos da mão direita (método muito recomendado). Muitos evitam fazer o dhikr com a masbaha para que esta não se transforme num amuleto, de forma a confundir o objeto com o ato da devoção. Além disso, os muçulmanos não usam a masbaha em volta do pescoço porque acham que pode desvirtuar sua função, que não é de ornamento, nem de proteção.
.
A masbaha é um instrumento que ajuda na repetição dos 99 nomes de Deus ou das palavras mais queridas para Deus, o tasbeh: “Subhana Allah, Alhamdu Lil-lah, La Ilaha Il-la Allah, Allah Akbar” (Quão perfeito é Allah, não há divindade real a não ser Allah, Louvado seja Allah, Allah é o Maior).
.
.
O fato de carregar ostensivamente a masbaha pode ir contra os ensinamentos de modéstia e discrição, então alguns sheikhs dizem que é melhor não usá-la, mas não a proíbem. Outro fator é que algumas pessoas contam a masbaha enquanto seu olhar se distrai, o que não é apropriado para a concentração esperada para a repetição.
.
.
- estes cordões são também vistos por vários povos orientais como acumuladores e transmissores de energias positivas, além de eliminadores da tensão nervosa.
.
Por esta razão, é comum ver árabes usarem a masbaha apenas para descontrair, relaxar a tensão ou passar o tempo. Ficam num bolso, com suas contas à espera de serem manipuladas pelos dedos do dono. Neste caso, existem as prediletas, e também o material e a cor preferidos para casa ocasião, as mais sofisticadas e as para o dia-a-dia. Existem também a masbaha usada como enfeite na casa e no caso costuma ser feita com pedras grandes e fica exposta, bem à vista. Nunca é demais ter mais uma, sendo assim um bom presente. Um acessório muito útil, principalmente nestes tempos tão tensos...
.
.
















Masbaha: escolha a sua



5 comentários:

  1. lembrar.fixar.contar.ficarnalembrança.permanecer.
    Que Deus esteja sempre conosco!
    G.O.

    ResponderExcluir
  2. Sou brasileiro carioca , hoje em Ctba, mas, sempre tive fixação nas contas que via nas mãos de amigos daqui e do Rio de janeiro.Não sendo curioso aguardei o momento.Ele chegou por mãos de um amigo "Magede".Na verdade a algum tempo conversamos sôbre a Masbaha , falei do meu desejo , Hoje confesso que não sei como usa-la .Daí procuro ajuda .Obrigado

    ResponderExcluir
  3. A masbaha pode ser usada tanto para fazer as orações (sendo que cada conta corresponde a alguma frase ou oração) como para acalmar ou passar o tempo.
    Neste último caso, o costume é deixá-la no bolso e mexer nela à vontade, passando as contas, apoiando no dedo indicador e puxando com o polegar.
    Algumas pessoas preferem para este caso pedras naturais ou ainda madeira, para que os efeitos energéticos destes materiais ajudem a acalmar.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço,
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, parabéns pela pesquisa.
    Também me interesso por este rosário, masbaha.
    Tenho um em cristal, feito por mim.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei-me do velho Ibrahim Sued que se apresentava na televisão manipulando esse objeto e comentava que também usava para aliviar as tensões, porém, nunca pronunciou o nome desse objeto, hoje 17.05.2010, o Pres.Lula manipulava um ao lado do Pres.do Irã provavelmente um presente dele...muito boa a informação desse blog.
    Abraços,
    Neto
    Salvador-BA

    ResponderExcluir