terça-feira, 16 de agosto de 2016

Caminhos da Dança do Ventre no Baladi Congress

Quando fui convidada para dar aula no Baladi Congress fiquei super feliz! Eu já tinha ouvido falar muito bem desse evento, da organizadora super/master Fernanda Guerreiro e também das alunas. Eram só elogios!!!

E chegando lá, vi que todos os comentários eram mais do que justos!!!


Encontrei um ambiente super saudável, de pesquisa e estudo; alunas interessadas; organização impecável (equipe maravilhosa!!!!);colegas professoras de um nível ótimo! Aliás, olha só o naipe das professoras no cartaz! E ainda por cima são super legais! Enfim, foi tudo incrível!

Cada vez mais as pessoas envolvidas com a dança percebem a necessidade de ter embasamento teórico, seja pesquisando melhor a história da dança, a cultura árabe, a musicalidade, etc.

E nesse Festival não foi diferente!


A Fernanda quis que eu falasse um pouco sobre a história da dança do Oriente e no Ocidente. Então eu bolei uma aula com bastante conteúdo. Veja o esquema da aula abaixo:

A CONTRUÇÃO DA DANÇA DO VENTRE NOS PAÍSES ÁRABES E OCIDENTAIS
- Como a Dança do Ventre apareceu e se desenvolveu no Ocidente?
- Como as danças populares árabes se transformaram na Dança do Ventre?
- Quais as diferenças entre a construção da dança no Oriente e no Ocidente?
- Que estilos foram desenvolvidos em cada lugar?
- E o que tudo isso tem a ver com a dança praticada na atualidade?

Foram duas horas e meia de muita conversa, reflexões e trocas. Classe cheia de pessoas interessadas! 


Haviam muitas alunas e professoras presentes, o que me deixou muito contente! Gente vinda de várias partes do País, com sede de dança e conhecimento!

Uma delas, a querida bailarina e professora Nuriel el Nur, estava na aula e deixou um depoimento que me fez muito feliz:
"A aula/palestra de Márcia Dib esclareceu de forma clara e precisa porque a dança sobre tantos preconceitos. Saber como ela nasceu no Ocidente e no Oriente, e como uma parte do mundo encontrou-se com a outra nos faz entender muitas coisas e ao mesmo tempo nos dá liberdade para pensar a dança de uma forma mais ampla e abrangente. O que é ou não tradicional? Porque o uso do ballet? Quando entrou o uso dos véus? Quem foi a figura que deturpou a dança no Ocidente? O que aconteceu nas artes e no período Orientalista? Quem a fomentou no Oriente? Todas estas respostas obtivemos junto a registros históricos riquíssimos e raros. Grata por sua seriedade e perspicácia."

A Nuriel é uma pessoa muito aberta, inteligente e generosa! Além de dançar super bem e dar uma ótima aula! Para mim um depoimento como este vindo dela é muito especial, obrigada!


Bom, e fica aqui meu agradecimento especial à Fernanda Guerreiro, que consegue agregar tantas pessoas interessadas e fazer tudo com muito prazer e competência! Obrigada pela confiança no meu trabalho! 

Quero mais! Até já, Salvador!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário