domingo, 29 de agosto de 2010

Mulheres orientais e ocidentais 1

Amigos, muitas pessoas pediram um resumo da palestra sobre a imagem da mulher árabe, então aqui vai. Vou fazer algumas postagens a respeito deste assunto, ainda muito atual.
.
.
A IMAGEM DAS MULHERES ORIENTAIS NA PINTURA DO SÉCULO XIX
.
Considerados à margem da civilização, os povos orientais foram procurados como alívio para as angústias e pressões do desenvolvimento acelerado das cidades no século XIX.
Eles foram considerados o “outro”, o “selvagem”, por ter características diferentes das ocidentais. O diferente foi julgado inferior, atrasado.
Desconsiderados no que tinham de real, foram analisados e descritos seguindo a visão ocidental que se teve deles, muitas vezes a partir do que já se havia escrito sobre estes lugares e pessoas, criando uma espiral de escritos enganosos ou limitados.
Sua realidade não foi vista nem ouvida, mas representada. O observador sempre interfere em seu objeto de pesquisa, mas os limites para isso foram ultrapassados, criando uma cultura, uma disciplina que analisava e regulamentava o estudo destes povos, chamada “orientalista”.
.
Falou-se pelos orientais, construiu-se uma imagem.
.
A palestra abordou qual imagem foi construída a respeito da mulher árabe, frequentemente representada por uma “odalisca” que, por sua vez, está presente nas pinturas como uma pessoa nua e disponível, passiva, em silêncio.
O silêncio imposto a estes povos abre a possibilidade de se falar por eles, de retratá-los conforme as necessidades e fantasias do momento.
.

Mulheres ocidentais (esq.) e orientais (dir.)
retratadas pelo mesmo artista (Ingres, 1780 - 1867)

Por um lado, as mulheres árabes são representadas em haréns orientais, reclinadas, ociosas, com o corpo exposto e aberto, seminu, à espera de algo. Já as ocidentais são representadas totalmente vestidas, eretas: estão ativas, tranqüilas, parecem seguras de seu valor, de seu olhar.
.
Esta era a forma de representar, através da pintura o discurso proferido na época em relação ao Oriente. Existiu neste período uma atração pelo Oriente, com viagens, literatura e pintura “descrevendo” a região e seus costumes.
.
Certamente os costumes eram diferentes na Europa e países do Oriente, como retratado nas telas abaixo. A arquitetura, o corte das roupas, os tecidos, a postura, os gestos, a estrutura social, a forma de comunicação. Mas os diferentes costumes não incluem a mulher estar sempre à disposição, desnuda.
É importante notar a linha divisória entre retratar costumes diferentes e fantasiar diferenças, ou pior, inventar costumes e atitudes que fazem com que a imagem fique profundamente distorcida.
.
Esquecemos que a pintura também é um discurso.

Um comentário:

  1. Adorei, Má! Quero mais!.. Essa é uma divisão interna da cultura ocidental a respeito da mulher que se reproduz na nossa observação do mundo, e que, talvez, com um pouco mais de consciência, possamos curar. Ainda olhamos o feminino de uma maneira fendida, onde temos a mulher fechada e valorizada como mãe, e a mulher disponível e fácil, feita para o prazer. Impressionante como ainda vejo no meu trabalho pessoas com dificuldades de trabalhar Vênus e Lua ao mesmo tempo. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir