quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Acontece em agosto

Vale a pena conferir algumas atividades culturais que acontecerão em São Paulo no mês de agosto:

SHOW

"Mutrib"
Dentro do Projeto Músicas do Mundo, o grupo Mutrib faz uma viagem musical que vai do Magreb (região arabizada ao norte da África: Egito, Tunísia, Marrocos) atravessando Turquia, Palestina, Síria, Israel, e chegando ao leste europeu, Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária. O show é um grande mosaico dessas culturas.
A maior parte dessas regiões foram frequentadas pessoalmente pelos músicos do MUTRIB em intercâmbios musicais. Com Gabriel Levy (acordeom), Beto Angerosa (derbak), Deivão Tubista (tuba), Eder Rocha (davul e percussão), Mario Aphonso (flauta e sax) e Valéria Zeidan (pandeiros). Praça de Eventos.

Local: SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Sábados, dia 7 e dia 21 de agosto, às 13h30
Entrada franca


PALESTRA

"Odaliscas: vistas ou imaginadas?"
Com Marcia Dib
O Oriente tem sido abordado de maneira simplista e, muitas vezes, excessivamente fantasiosa. Um exemplo é a forma como as mulheres árabes foram retratadas pelos pintores orientalistas que, mesmo sem nunca ter entrado em um harém, faziam retratos "realistas" sobre este ambiente. A palestra mostra como eram os haréns, quais as funções das mulheres dentro de sua hierarquia e, afinal de contas, quem eram as odaliscas dentro desta.

Local: BibliASPA
Rua Baronesa de Itú, 639 - Higienópolis
Dia 21 de agosto, sábado, às 15h30
Entrada franca


TEATRO

"As folhas do cedro"
Com texto e direção assinados por Samir Yazbek, a peça conta a história de uma mulher de meia idade que, por meio de sua memória e imaginação, revisita suas origens, procurando sua identidade.
Para esta obra, Yazbek, filho de imigrantes libaneses, buscou inspiração em sua ascendência, bem como na história de várias famílias de imigrantes libaneses e de outras nacionalidades.
http://asfolhasdocedro.arnesto.art.br/pages/sobre-o-espeticulo

Local: SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
6as. e sábados, às 21h, domingos às 18h (até 22 de agosto)
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)


CINEMA

"Esperança em um tiro de estilingue"
Direção: Inka Stafrace Palestina, Israel e Austrália, 2008. 61 min.
Instigada pelas crescentes ondas de racismo contra árabes e muçulmanos no seu país de adoção, a Austrália, a cineasta Hinka viaja à Cisjordânia para tentar descobrir as razões do conflito permanente naquela região. Aos poucos, ela vai enxergando as raízes da luta desigual, a violência do plantio de árvores por colonos judeus, a humilhação nos check points e principalmente, a decisão de resistir mesmo diante de todas as injustiças.
Didático e corajoso, o filme mostra como o agricultor palestino vê sua terra roubada sob o governo militar israelense, que também retira dele os direitos básicos de sobrevivência.
Este é apenas um dos inúmeros procedimentos que “Esperança em um tiro de estilingue” desconstrói para arrancar o véu com que a mídia internacional oculta a brutalidade da ocupação israelense nos territórios palestinos.

Local: Clube Sírio - auditório
Avenida Indianópolis, 1192
Sábado, dia 21 de agosto, às 16h
Entrada Franca

2 comentários:

  1. Olá Márcia,
    Adorei este post, e peço permissão para publicar no meu blog também..., pois fico muito feliz em poder repassar estas informações a meus amigos...
    Com certeza irei assistir as apresentações

    Obrigada
    bauces

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aíne, que bom que você gostou! É claro que pode publicar, acho que a informação e o conhecimento são do mundo e devem estar no mundo!
    Aguardo você na minha palestra também, ok? Daí a gente pode se conhecer e trocar figurinhas.
    Bousi,
    Marcia

    ResponderExcluir