sexta-feira, 10 de abril de 2009

Homenagem a Shokry Mohamed

SHOKRY MOHAMED



Uma pequena homenagem a esse querido professor, coreógrafo, diretor artístico, muito inspirado e inspirador!



Algumas perguntas relativas ao livro “La danza magica del vientre”, de Shokry Mohamed, me inundaram de saudades de seu autor e decidi fazer uma singela homenagem, trazendo algumas informações sobre a vida e a produção artística deste grande dançarino e professor egípcio, infelizmente já falecido.


SITUANDO...

Shokry nasceu no Cairo, em 1951, e aos 12 anos já participava de um grupo de danças folclóricas em seu país. Participou de vários outros grupos e acabou por se estabelecer na Espanha, a partir de 1974. Em Madri funda em 1987 o Grupo Hispano Árabe de Danza e em 1990 funda a primeira escola de danças árabes da Espanha, o estúdio “Las Pirâmides”. A partir daí, começa a divulgar as danças árabes, principalmente as danças populares egípcias, formando bailarinos em diversos países.
Dedicou-se ao estudo da história e características da dança do ventre, tendo publicado alguns livros a esse respeito, onde podemos ver a admiração e o respeito que ele tinha por essa arte e pelas mulheres que a praticavam.
Sua produção artística é significativa, pois além dos grupos de dança, dirigiu também o grupo "Gitanos del Nilo", de música.

Além disso, publicou livros relacionados ao tema da dança, todos pela Ediciones Mandala:
- “La danza magica del vientre”, em 1995
- “La mujer y la danza oriental”, em 1998
- “La bailarina del tiemplo”, em 1999
- “El reinado de las bailarinas”, em 2005

Produziu também a primeira revista de dança oriental em língua espanhola, chamada “Danza Oriental”, a partir de 2003. Esta revista possui artigos escritos por pessoas de diversos países e pode ser adquirida através do site. Na edição de setembro de 2006, número 18, os amigos e colegas escrevem, despedindo-se do mestre.

Para conhecer mais sobre sua escola, visite o endereço:
http://www.estudiopiramides.com/

Bom, a produção artística e intelectual foi grande, mas não foi maior que sua dedicação à divulgação e ensino da dança, cujo sucesso pode ser visto através de seu legado. Sua escola continua fazendo seu trabalho, com as gerações se sucedendo: esse é o sonho de qualquer educador!

Vejam as fotos de alguns trabalhos de seu grupo, retiradas do site da sua escola:
















Lindas danças...




E O PRINCIPAL: A PESSOA

Tive o prazer de conhecê-lo nas vezes em que veio ao Brasil, trazido por Fadua Chuffi, grande bailarina e professora. Participei como bailarina no espetáculo “Jandin de la Danza”, idealizado por ele na Espanha e trazido por ela para o Brasil em 1999. Ensaiamos vários meses, 6 bailarinas e 8 músicos, as coreografias criadas por ele. Eram vários tipos de dança que se entrelaçavam, num painel muito bonito da diversidade das danças árabes. O fato de termos a presença dos músicos durante os ensaios foi bastante enriquecedor para todos.
Quando o espetáculo estava levantado, Shokry veio ao Brasil para finalizar os ensaios. Sua chegada, como sempre, iluminou tudo! As danças ganharam mais vida, as interpretações enriqueceram a parte técnica, já conhecida pelos nossos corpos.

Shokry, com sua precisão ao pedir e demonstrar um gesto ou uma intenção, nos trouxe o caráter de cada dança, o recheio imprescindível para o movimento.
Sua dificuldade em se expressar verbalmente, devido à doença, só fez notar o quanto todo o seu corpo era um transmissor de idéias.
Mesmo quando dava aulas em grupos grandes, sem a intenção de fazer um espetáculo, era muito generoso em relação ao seu conhecimento. Seu corpo era conhecimento e sensibilidade, e um gesto seu dizia tudo!

Até hoje lembro perfeitamente de seus olhos sorridentes... aquele brilho que existe quando a pessoa faz o que gosta ou o que sabe ou, melhor ainda, quando a pessoa gosta do que sabe e entende do que gosta, e muito!


Nunca vou esquecer do prazer de dançar que conheci neste mestre. E também do prazer em partilhar o conhecimento. Obrigada, Shokry, onde você estiver! E que sua dança continue girando entre nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário