quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Apresentação

Olá, amigos!
Gostaria de fazer deste um espaço para falarmos sobre alguns aspectos da cultura árabe.
Esta é uma cultura tão rica quanto desconhecida para nós. Muitas das informações chegam de forma deturpada, permeadas de preconceitos, aumentando as chances de termos uma visão equivocada ou empobrecida.
Quando se fala sobre uma cultura aparentemente distante, é importante observar como cada aspecto dela se relaciona com o todo, para evitar o risco de fragmentar a experiência cultural. Muitas vezes é preciso analisar separadamente algo para que se possa aprofundar nossa relação com o assunto, mas sempre voltando ao ambiente geral no qual está inserido, fazendo pontes com outros aspectos, culturais, sociais, espirituais e afetivos.
Não podemos esquecer que são as pessoas que produzem aquele material. Pessoas ligadas a um lugar e a um tempo, que possuem abordagens próprias, muitas vezes distintas das nossas. Por isso nosso olhar deve ser o da vontade genuína de conhecer, de se relacionar, de estabelecer trocas de idéias e sensações, com a maior abertura possível.
Atualmente estou fazendo mestrado em Cultura Árabe nas Letras Orientais da USP e meu tema é "A diversidade cultural da Síria através da música e da dança". Como é um assunto que está fervilhando na minha cabeça, começarei falando sobre a dança (sou professora de danças folclóricas e de dança do ventre) e música, sempre procurando relacioná-las com as pessoas e com o ambiente no qual são produzidas.
Espero que vocês me acompanhem nestas reflexões!

7 comentários:

  1. Parabéns e obrigado, querida Marcia! Esta é mais uma grande contribuição sua para a indispensável divulgação da valiosa arte da música árabe, e que às vezes parece não ser devidamente compreendida em alguns paises do chamado 'ocidente'. Um beijo amoroso!
    Gabriel-g o bond

    ResponderExcluir
  2. Marcia, parabens pela iniciativa e contribuicao ! bj Estrela

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, amigos, pelo apoio e carinho!
    Para chegar a algum lugar temos que dar passo a passo, né? Este é um pequeno passo nesta grande caminhada.
    Beijo,
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia,

    com certeza acompanharei o seu blog, assim como tenho acompanhado o seu trabalho! Aprecio muito a sua abordagem "holística" do tema. Bj, Renata.

    ResponderExcluir
  5. Márcia,
    Parabéns pela iniciativa.
    O Blog está muito bacana.
    Espero que renda bons frutos e que seja bastante visitado! Assim conseguimos contribuir um pouco para a mudança de mentalidade que a gente tanto busca.
    Sucesso e mais sucesso!
    Beijão
    Natalia

    ResponderExcluir
  6. Participem das nossas reflexões através dos comentários. Expondo nossas idéias e dúvidas a gente consegue pensar junto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando seu blog, queria receber as atualizações por e-mail, será q é possível!!
    PS: estou adicionando um link no meu site, ainda não está no ar, mas acho q até semana q vem termino, daí eu aviso! Bjssss

    ResponderExcluir