Um deles é o sinal da cruz: este é feito de maneira um pouco diferente daqueles que os católicos romanos fazem. Em missas onde estão católicos e ortodoxos, pode parecer estranho que cada um faça o gesto de uma maneira, mas o importante é que seja feito com fé.
O significado do sinal da cruz ortodoxo é o seguinte:
Posição dos dedos:
- polegar, indicador e médio unidos
- dedos anelar e mínimo unidos na palma da mão
Significado:
- polegar, indicador e médio unidos: Santíssima Trindade - três hipóstasis, um só Deus
- anelar e mínimo unidos: dupla natureza de Jesus Cristo, divina e humana
- na palma da mão: Encarnação do Verdo de Deus no ventre da Virgem Maria
Movimento:
- toca-se a fronte (pedimos bons pensamentos) e, em seguida, o peito (pedimos bons sentimentos): em nome do Pai, do Filho - Jesus desceu dos céus à terra.
- toca-se o ombro direito e, em seguida, o esquerdo (pedimos forças): ... e do Espírito Santo, Amém - Jesus subiu aos Céus e sentou-se à direita do Pai
Quando aprendi sobre, aprendi que em nome do pai com a mão na testa, o pai que nos criou nos guia, nos orienta, em nome do filho com a mão no umbigo no ventre donde foi gerado o filho, bendito fruto do vosso ventre, e nos ombros o esperto santo o qual nos foi enviado para que se manifeste em nós os vossos dons, segundo a vontade de Deus.
ResponderExcluirque lindo esse ensinamento do seu pai! Existem muitas maneiras de interpretar este gesto e o mais importante é que seja feito com fé.
ResponderExcluirCom certeza, o mais importante é a fé, o propósito da questão e não o questionamento, o que não foi minha intenção.
ExcluirClaro, Miguel, eu entendi que não foi questionamento, não se preocupe. Foi ótimo você acrescentar outras formas de entender este gesto!
ResponderExcluir